- POR 0 - 0 MOZ 64:29
Ora, o que me causou mais estranheza não foi o facto de a selecção portuguesa (ainda que de sub-21) continuasse sem marcar golos ao segundo jogo, após defrontar duas potências futebolísticas mundiais, a saber, Cabo Verde (com quem perdeu 1-0) e Moçambique, nem tão pouco o facto de na equipa portuguese pontificarem nomes como o guarda-redes Trigueira, o central Bura ou o avançado Licá. Não. O que me deixou maravilhado, foi o facto de no marcador aparecer MOZ como abreviatura de Moçambique. Nuns jogos de exaltação do mundo lusófono, é curioso que o nome de um país apareça com a respectiva abreviatura inglesa.
Fica o reparo. Daqui a três anos podiam chamar à competição Lusofonic Games 2012 ou qualquer coisa do género.
Já agora, se alguém conseguir explicar-me a razão do Sri Lanka participar nos Jogos da Lusofonia, apreciava. Porque não consegui ainda compreender. :)
ResponderEliminarEra só o Moz que tava em inglês? É que às vezes eles aproveitam emissões de canais estrangeiros e a única coisa que fazem é por os comentadores a falar por cima. É a única explicação que me parece minimamente plausível.
ResponderEliminarA parte do Sri Lanka também não percebo muito bem...deixou de ser colonizado por portugueses há 200 e tal anos atrás. Não me parece que reste muita gente a falar português.
*
Bem... No que tu vais reparar! xD lool...
ResponderEliminarO que um gajo aprende neste blog... Primeiro, não fazia a mais pequena ideia que o Sri Lanka alguma vez tenha sido colonizado por portugueses! Mas pronto, ou sou eu que sou inculto, ou é essa matéria que não é muito aprofundada na escola... lol...
Quanto ao facto de aparecer MOZ em vez de MOÇ, isso tem uma explicação simples e muito óbvia, com a qual eu vou ter a oportunidade de demonstrar o meu intenso conhecimento acerca de Geografia, Relações Internacionais, e tudo o mais que tenha a ver com assunto...
E bem, vou passar a explicar o porquê de se escrever MOZ... Como disse anteriormente, o motivo é bem simples! E passo a explicar:
Bem, como se sabe, Moçambique, em português, escreve-se "Moçambique", com o C de cedilha, logo após o O, e imediatamente antes do A... Já na língua inglesa, Moçambique, escreve-se "Mozambique", o que, abreviado a 3 letras, fica "MOÇ" e "MOZ", respectivamente... Logo, e visto que nos chamados países lusófonos se fala português (pelo menos, pela lógica deveria ser, (exceptuando o Sri Lanka, que como já alguém disse, e muito acertadamente, ninguém sabe o que está lá a fazer)), o motivo pelo qual se escreve "MOZ" em detrimento de "MOÇ" é única e exclusivamente a estupidez do grandessíssimo filho da puta que escreveu aquilo, e ainda não sabe que em Portugal se fala português, mesmo tendo tirado um Curso de Comunicação Social... E mais não digo...
E, Sara, até poderia ser esse o caso... Mas:
-Primeiro: que interesse teria um país de língua oficial "não-portuguesa" em passar os mundialmente (not!) conhecidos Jogos da Lusofonia?! Hummm... Acho que, nenhum xP lool
-Segundo: pelo que me consta, os jogos estão a ser disputados em Portugal... Logo, não faz muito sentido que não seja uma televisão portuguesa a fazer a cobertura dos mesmos xD lool
E vou findar a minha dissertação que isto está-se a prolongar como o raio xP
Abreijos [[***]]
By the way, acrescento que uma qualquer senhora lá das políticas galegas já informou que a Galiza está interessada em participar na próxima edição, o que acrescenta uma panóplia de pormenores estúpidos ao interesse demonstrado, a saber: o facto de não ser, em primeiro lugar, sequer um país (somente uma região autónoma espanhola); e depois o facto de não ser lusófona (muito pelo contrário, são ESPANHA, O NOSSO DERRADEIRO INIMIGO) o que, creio, é o objectivo último destes jogos - exaltar o império lusófono espalhado pelo mundo. :)
ResponderEliminarGostei do Moz! Mto bom! :D
ResponderEliminarQto ao Sri Lanka, n sei ao certo o motivo pelo qual foi convidado, mas já q estamos tds numa de partilha de conhecimento, tanto pra acariciar suavemente os nossos respectivos egos como para nos tornarmos mais cultos e inteligentes, numa lógica de aprendizagem pelos pares, fica aqui mencionado q no caso da CPLP (comunidade dos paíse de língua oficial portuguesa) para além dos membros que são países com lingua oficial portuguesa, tb existem países observadores cuja a língua oficial n é nem de perto nem de longe o português, talvz seja nessa lógica de país convidado que o sri lanka esteja presente..
Abraço mano
"A cedilha é um pequeno z, em português poderíamos chamá-la zedilha. A grafia atual teve origem na escrita gótica medieval ʒ. A utilização do sinal gótico é devido à limitação do alfabeto latino. O nome da cedilha provém do castelhano, tendo sido cunhado no século XVII.
ResponderEliminarO castelhano abandonou o uso da cedilha no século XVIII (o ç foi substituído por z ou c simples antes de e e i). Os outros idiomas próximos, catalão, francês e português, a conservaram.
A introdução e a manutenção da cedilha em português é uma maneira eficaz e consensual de regular definitivamente o problema da pronúncia ambígua do c latino. De fato, se o cê cedilhado precede um a, um o ou um u é pronunciado [s]; se precede uma outra vogal é pronunciado [k]. Desta forma, o sinal permite evitar que se renuncie aos vínculos com o passado, preservando a coerência gráfica da língua e tornando a escrita menos ambígua. A presença da cedilha é importante numa palavra, pois deixa clara sua origem etimológica."
fonte: Wikipédia
fiquei curioso, e decidi pesquisar 'Ç'.
talvez assim se explique o mistério de 'MOZ'. uma vez que o 'ç' dá para 'z' e os jogos são/eram transmitidos para outros países, em que a língua não é Portuguesa ou não contém o "ç", se use o "z".
mas também posso estar só a ser estúpido :)