Teclas pensadas entre finos e cigarros numa qualquer esplanada.

03/06/2010

Da Selecção e dos Pura-Raça Lusitanos

Nestes dias em que as atenções se concentram na Selecção apelidada "de todos nós", tenho-me deparado com certos testemunhos que me levam a duvidar da justeza do referido termo.

Ao passar os olhos pelo record online, o qual frequento com alguma assiduidade, li em alguns comentários de leitores uma profunda desilusão e tristeza por Pepe ter recuperado a tempo de viajar para África, alegando que este nem era assim tão bom jogador e para além disso nem português era. Se a primeira alegação é de carácter subjectivo e cada qual terá a sua opinião sobre a maior ou menor valia do jogador, a segunda, para além de legalmente falsa, reveste-se de um comprido, duplamente forrado e quente casaco de estupidez.

Pepe é, como referi, legalmente português, depois de ter cumprido 5 ou mais anos de residência em território nacional e de todos os jogadores naturalizados que já vestiram a a camisola vermelha da Selecção (e já são alguns, contando com Bosingwa, Makukula e afins) foi o único que ouvi dizer que não admitia vestir outra camisola nacional que não a nossa, e isto numa altura em que já estava contratado pelo Real Madrid, o que lhe aumentaria as possibilidades de vestir a camisola canarinha, se assim o desejasse. Mas Pepe negou, dizendo que sendo convocado pelo Brasil, não compareceria. Note-se que recentemente até Yannick Djaló admitiu vestir a camisola da Guiné-Bissau devido à falta de oportunidades que tem sentido para chegar a Selecção...

Mas, e voltando ao que me trouxe novamente a este espaço, hoje ao ver o Primeiro Jornal, e ao assistir à notícia relativa aos Pura-Raça Lusitanos, lembrei desses comentários que li no record. Acho que quem defende que Pepe não é português deve ser coerente e dar o exemplo. Aconselho casamentos e acasalamento consanguíneo a todos eles! Mantêm a linhagem brilhante que caracteriza a respectiva família e não permitem nenhuma influência externa, por mais pálida que seja!

Pelos vistos um Raça-Pura Lusitano pode chegar aos 300.000€, uma moça descendente de três gerações em que pontificaram casamentos entre irmãos deve valer uma série de camelos em Marrocos!

Ou então não...

2 comentários:

  1. Genial puto!!
    Gosto especialmente da alegoria/ironia do “comprido, duplamente forrado e quente casaco de estupidez.” Beautiful!! E do “inbreeding” recomendado! :P
    Até pq esses tonos q se recomendam de representação e representatividade nacional deveriam lembrar-se que se for para fazer uma selecção à semelhança e imagem do país, então tem de se ter em conta as % de imigrantes nacionalizados, e nesse caso a selecção já deveria ter pelo menos 2 ou 3 indíviduos descendentes de imigrantes de leste e entretanto estaria a chegar à selecção A o primeiro descendente de asiáticos não macaense! Assim era bem bonito! :)

    ResponderEliminar
  2. Nem mais, é uma palermice. A única questão é se de facto tem B.I./ Cartão de Cidadão nacional e pronto! Joga bem à bola? O "mister" convocou? Tudo bem, não há mais conversa!

    ResponderEliminar